terça-feira, 11 de novembro de 2014
Letramento
NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO
VIVENCIANDO UMA MÁGICA VIAGEM PELO FANTÁSTICO MUNDO DAS LETRAS.
A B
C
E DIARIAMENTE PARTICIPAM DE ATIVIDADES ONDE O NOME, PRIMEIRO REFERENCIAL DE ESCRITA, É O PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO.
A PROFESSORA DA TURMA EI
31,
Camila de Almeida Coelho, CONTA QUE DURANTE A “CHAMADINHA” AS CRIANÇAS
OBSERVAM AS LETRAS DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, PRATICAM ASSOCIAÇÕES, DESCOBREM
SONS E SEMELHANÇAS, COMPARAM QUANTIDADES E REALIZAM REGISTROS ESCRITOS.
PARA ISSO AS CRIANÇAS
FAZEM USO DE DIFERENTES MATERIAIS COMO RECURSO.
ALGUNS DESSES MATERIAIS
SÃO CONSTRUÍDOS PELAS CRIANÇAS. ALÉM DAQUELES RECEBIDOS PELA PREFEITURA COMO É
O CASO DO LIVRO “MONSTRO AMOR” DO ACERVO DA MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA.
CONHEÇA AGORA, ALGUNS
MATERIAIS QUE USAMOS COMO RECURSOS
PEDAGÓGICOS CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS USANDO MATERIAIS SIMPLES DE PAPELARIA
OFERECIDOS PELA CRECHE:
LIVRO ENVELOPE:
O LIVRO CONTÉM 26
ENVELOPES E EM CADA UM DELES
HÁ O REGISTRO DE UMA LETRA DO ALFABETO.
O DESAFIO É GUARDAR A
FICHA DA “CHAMADINHA” NO ENVELOPE DE SUA LETRA INICIAL.
ALÉM DA FICHA COMUM COM O
NOME DE CADA UM, COM LETRA BASTÃO CAIXA ALTA, A PROFESSORA DISPONIBILIZA PARA
MANUSEIO OUTRAS FICHAS.
“A QUE ELES MAIS GOSTAM SÃO
ESSAS COM O NOME E A FOTOGRAFIA DE CADA UM” - CONTA A PROFESSORA CAMILA.
DADO DE LETRAS:
SÃO DADOS FEITOS COM
DOBRADURA E QUE SÃO LANÇADOS NA RODINHA E O DESAFIO É FAZER COM QUE A CRIANÇA
QUE TEM O NOME INICIADO COM A LETRA DO DADO LEVANTE E PROCURE SEU NOME ENTRE OS
DEMAIS PARA COLOCÁ-LO NA “CHAMADINHA”.
DADO DE NÚMEROS:
TAMBÉM SÃO CONSTRUÍDOS COM
DOBRADURA E SÃO LANÇADOS NA RODINHA.
O DESAFIO É LANÇAR O DADO
E NOMEAR O ALGARISMO EM QUE ELE CAIR, EM SEGUIDA É PRECISO PROCURAR NO OUTRO
DADO A QUANTIDADE CORRESPONDENTE.
LETRAS MÓVEIS:
TRATA-SE DE UM ALFABETO
MÓVEL CONSTRUÍDO COM EMBORRACHADO TIPO E.V.A. E QUE SERVEM DE APOIO EM DIFERENTES MOMENTOS E
ATIVIDADES DIÁRIAS.
LETRAS ADESIVADAS:
TRATA-SE DE UM CONJUNTO DE LETRAS
CORTADAS EM CARTOLINA E
ADESIVADAS COM CÍRCULOS QUE CRIAM TEXTURAS E PERMITEM QUE AS
CRIANÇAS SINTAM COM A PONTA DOS DEDOS O “DESENHO” (TRAÇADO) DE CADA LETRA,
INCENTIVANDO A PRÁTICA DE REGISTROS ESPONTÂNEOS.
A EQUIPE DA CRECHE FLORA
SANTINA COMPREENDE QUE MAIS IMPORTANTE DO QUE DECODIFICAR AS LETRAS, LER E
ESCREVER É ENTENDER A FUNÇÃO E UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NO DIA A DIA.
E ESTAR INSERIDO EM SITUAÇÕES DE LEITURA
E ESCRITA, TORNA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NATURAL E PRAZEROSO ÀS CRIANÇAS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário