Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Letramento

NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO VIVENCIANDO UMA MÁGICA VIAGEM PELO FANTÁSTICO MUNDO DAS LETRAS.


A B C

E DIARIAMENTE PARTICIPAM DE  ATIVIDADES ONDE O NOME,   PRIMEIRO REFERENCIAL DE ESCRITA, É O PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO.


  
A PROFESSORA DA TURMA EI 31, 
Camila de Almeida Coelho, CONTA QUE DURANTE A “CHAMADINHA” AS CRIANÇAS OBSERVAM AS LETRAS DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, PRATICAM ASSOCIAÇÕES, DESCOBREM SONS E SEMELHANÇAS, COMPARAM QUANTIDADES E REALIZAM REGISTROS ESCRITOS.

PARA ISSO AS CRIANÇAS FAZEM USO DE DIFERENTES MATERIAIS COMO RECURSO.

ALGUNS DESSES MATERIAIS SÃO CONSTRUÍDOS PELAS CRIANÇAS. ALÉM DAQUELES RECEBIDOS PELA PREFEITURA COMO É O CASO DO LIVRO “MONSTRO AMOR” DO ACERVO DA MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA.








CONHEÇA AGORA, ALGUNS MATERIAIS QUE USAMOS  COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS CONFECCIONADOS PELAS CRIANÇAS USANDO MATERIAIS SIMPLES DE PAPELARIA OFERECIDOS PELA CRECHE:


LIVRO ENVELOPE:

O LIVRO CONTÉM 26 ENVELOPES E EM CADA UM DELES HÁ O REGISTRO DE UMA LETRA DO ALFABETO.

O DESAFIO É GUARDAR A FICHA DA “CHAMADINHA” NO ENVELOPE DE SUA LETRA INICIAL.

ALÉM DA FICHA COMUM COM O NOME DE CADA UM, COM LETRA BASTÃO CAIXA ALTA, A PROFESSORA DISPONIBILIZA PARA MANUSEIO OUTRAS FICHAS.

“A QUE ELES MAIS GOSTAM SÃO ESSAS COM O NOME E A FOTOGRAFIA DE CADA UM” - CONTA A PROFESSORA CAMILA.





DADO DE LETRAS:

SÃO DADOS FEITOS COM DOBRADURA E QUE SÃO LANÇADOS NA RODINHA E O DESAFIO É FAZER COM QUE A CRIANÇA QUE TEM O NOME INICIADO COM A LETRA DO DADO LEVANTE E PROCURE SEU NOME ENTRE OS DEMAIS PARA COLOCÁ-LO NA “CHAMADINHA”.





DADO DE NÚMEROS:

TAMBÉM SÃO CONSTRUÍDOS COM DOBRADURA E SÃO LANÇADOS NA RODINHA.
O DESAFIO É LANÇAR O DADO E NOMEAR O ALGARISMO EM QUE ELE CAIR, EM SEGUIDA É PRECISO PROCURAR NO OUTRO DADO A QUANTIDADE CORRESPONDENTE.



LETRAS MÓVEIS:

TRATA-SE DE UM ALFABETO MÓVEL CONSTRUÍDO COM EMBORRACHADO TIPO E.V.A. E QUE SERVEM DE APOIO EM DIFERENTES MOMENTOS E ATIVIDADES DIÁRIAS.




LETRAS ADESIVADAS:

 TRATA-SE DE UM CONJUNTO DE   LETRAS CORTADAS EM CARTOLINA E ADESIVADAS COM CÍRCULOS QUE CRIAM TEXTURAS E PERMITEM QUE AS CRIANÇAS SINTAM COM A PONTA DOS DEDOS O “DESENHO” (TRAÇADO) DE CADA LETRA, INCENTIVANDO A PRÁTICA DE REGISTROS ESPONTÂNEOS.



A EQUIPE DA CRECHE FLORA SANTINA COMPREENDE QUE MAIS IMPORTANTE DO QUE DECODIFICAR AS LETRAS, LER E ESCREVER É ENTENDER A FUNÇÃO E UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NO DIA A DIA.

E ESTAR INSERIDO EM SITUAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA, TORNA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NATURAL E PRAZEROSO ÀS CRIANÇAS.

0 comentários:

Postar um comentário