Páginas

sábado, 7 de abril de 2018

AS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O TRABALHO INTENCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL VISA TRABALHAR DE MANEIRA LÚDICA O DESENVOLVIMENTO NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO E LINGUAGENS: ORAL E ESCRITA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS, CORPO E MOVIMENTO, MÚSICA E ARTES VISUAIS; E OFERECER ÀS CRIANÇAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DIVERSAS QUE INTEGRAM OS VÁRIOS ASPECTOS E CONHECIMENTOS EM CADA UMA DELAS.

HOJE IREMOS DIVIDIR EXPERIÊNCIAS DE LINGUAGEM E ENTENDER SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOSSAS CRIANÇAS.

A LINGUAGEM É UMA DAS HERANÇAS CULTURAIS MAIS IMPORTANTES DE UMA SOCIEDADE, DESSE MODO,  PERMEIA TODO O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E JUNTO COM A BRINCADEIRA E A INTERAÇÃO, CONSTITUEM OS EIXOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO ÀS CRIANÇAS.

AS CRIANÇAS SE COMUNICAM E SE EXPRESSAM POR MEIO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, DE “CEM LINGUAGENS” COMO ESCREVE LORIS MALAGUZZI EM SUA POESIA.

AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA


A CRIANÇA É FEITA DE CEM.
A CRIANÇA TEM CEM MÃOS
CEM PENSAMENTOS
CEM MODOS DE PENSAR
DE JOGAR E DE FALAR.

CEM 
SEMPRE CEM MODOS DE ESCUTAR
DE MARAVILHAR E DE AMAR.
CEM ALEGRIAS PARA CANTAR E COMPREENDER.
CEM MUNDOS PARA DESCOBRIR.
CEM MUNDOS PARA INVENTAR
CEM MUNDOS PARA SONHAR.

A CRIANÇA TEM CEM LINGUAGENS
(E DEPOIS CEM CEM CEM)
MAS ROUBAM-LHE NOVENTA E NOVE.
A ESCOLA E A CULTURA
LHE SEPARAM A CABEÇA DO CORPO.

DIZEM-LHE:
DE PENSAR SEM MÃOS
DE FAZER SEM A CABEÇA
DE ESCUTAR E DE NÃO FALAR
DE COMPREENDER SEM ALEGRIAS
DE AMAR E DE MARAVILHAR-SE SÓ NA PÁSCOA E NO NATAL.

DIZEM-LHE:
DE DESCOBRIR UM MUNDO QUE JÁ EXISTE
E DE CEM ROUBARAM-LHE NOVENTA E NOVE.

DIZEM-LHE:
QUE O JOGO E O TRABALHO
A REALIDADE E A FANTASIA
A CIÊNCIA E A IMAGINAÇÃO
O CÉU E A TERRA
A RAZÃO E O SONHO
SÃO COISAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS.

DIZEM-LHE ENFIM:
QUE AS CEM NÃO EXISTEM.

A CRIANÇA DIZ:
AO CONTRÁRIO, AS CEM EXISTEM.













FALAR E COMUNICAR IDEIAS, OPINIÕES E SENTIMENTOS SÃO HABILIDADES QUE COMPÕE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

É TRAVÉS DA LINGUAGEM ORAL QIE OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO SE TORNAM POSSÍVEIS E QUANTO MAIS A CRIANÇA PUDER FALAR EM DIFERENTES SITUAÇÕES COTIDIANAS MAIORES SERÃO SUAS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO.

A LINGUAGEM É, PORTANTO, O MEIO DE MEDIAÇÃO ENTRE O SUJEITO E O AMBIENTE EM QUE TODA A FALA É INTERAÇÃO SOCIAL E QUANTO MAIS ENRIQUECEMOS A LINGUAGEM DAS CRIANÇAS MAIS TORNAREMOS SEU PENSAMENTO ÁGIL, SENSÍVEL E PLENO.

DESSE MODO, O DIÁLOGO ENTRE A CRIANÇA, SEUS PARES E O ADULTO SE FAZ NECESSÁRIO COTIDIANAMENTE. ASSIM, NO DIA A DIA, AS RODAS DE CONVERSAS E RODAS DE HISTÓRIAS DESEMPENHAM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. E NÃO MENOS IMPORTANTES PROMOVEM A IMAGINAÇÃO, AMPLIAM O REPERTÓRIO CULTURAL E AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO SUBJETIVA.

CONTUDO, NEM TODA LINGUAGEM INFANTIL É VERBAL. 
ALÉM DA FALA, O CORPO DA CRIANÇA TAMBÉM FALA E DESPIDO DE PUDORES, FAZ COM QUE ESSA FORMA DE  COMUNICAÇÃO SEJA, MUITA DAS VEZES,  MAIS INTENSA NA CRIANÇA DO QUE NO ADULTO.

ASSIM SENDO, OS RECURSOS DE LINGUAGEM AUDIOVISUAIS PROPORCIONAM A RESIGNIFICAÇÃO DAS IMAGENS, A CONSTRUÇÃO DE NOVOS TEXTOS, A BUSCA PELA CURIOSIDADE E ATENÇÃO.

TAMBÉM MUITO PRESENTE NO COTIDIANO INFANTIL, A LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS POSSIBILITAM AS DESCOBERTAS E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS.

AO RABISCAR E DESENHAR NO CHÃO, NA AREIA, NO PAPEL, AO UTILIZAR MATERIAIS ENCONTRADOS AO ACASO (GRAVETOS, FOLHAS, PEDRAS) E MONTAR UMA ESCULTURA, AO PINTAR OS OBJETOS E ATÉ MESMO SEU PRÓPRIO CORPO, A CRIANÇA PODE UTILIZAR-SE DAS ARTES VISUAIS PARA SE EXPRESSAR.

AS ARTES VISUAIS POSSIBILITAM ÀS CRIANÇAS QUE, POR MEIO DO CONTATO COM SUAS PRÓPRIAS OBRAS, COM A DAS OUTRAS CRIANÇAS E AS OBRAS DE ARTISTAS RECONHECIDOS, AMPLIE SEU CONHECIMENTO DO MUNDO E DE CULTURA.  OFERECE PARA A CRIANÇA, QUE ELA AO PRODUZIR ARTE, NA ATIVIDADE DE DESCONSTRUIR E CONSTRUIR PEÇAS, PINTAR, RABISCAR, COLAR, DESCOLAR, SOBREPOR MATERIAIS, DESENVOLVA O GOSTO, O CUIDADO E O RESPEITO PELO PROCESSO DE PRODUÇÃO E CRIAÇÃO COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO.

















PENSAR EDUCAÇÃO INFANTIL É VER O MUNDO PELOS OLHOS DAS CRIANÇAS.

0 comentários:

Postar um comentário