AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
O TRABALHO
INTENCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL VISA TRABALHAR DE MANEIRA LÚDICA O
DESENVOLVIMENTO NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO E LINGUAGENS: ORAL E
ESCRITA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS, CORPO E MOVIMENTO, MÚSICA E
ARTES VISUAIS; E OFERECER ÀS CRIANÇAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DIVERSAS QUE
INTEGRAM OS VÁRIOS ASPECTOS E CONHECIMENTOS EM CADA UMA DELAS.
HOJE IREMOS DIVIDIR
EXPERIÊNCIAS DE LINGUAGEM E ENTENDER SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE
NOSSAS CRIANÇAS.
A LINGUAGEM É UMA DAS HERANÇAS CULTURAIS MAIS IMPORTANTES DE UMA SOCIEDADE, DESSE MODO, PERMEIA TODO O TRABALHO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL E JUNTO COM A BRINCADEIRA E A INTERAÇÃO, CONSTITUEM OS EIXOS
DA AÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO ÀS CRIANÇAS.
AS CRIANÇAS SE
COMUNICAM E SE EXPRESSAM POR MEIO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, DE “CEM LINGUAGENS”
COMO ESCREVE LORIS MALAGUZZI EM SUA POESIA.
AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA
A CRIANÇA É FEITA DE CEM.
A CRIANÇA TEM CEM
MÃOS
CEM PENSAMENTOS
CEM MODOS DE PENSAR
DE JOGAR E DE FALAR.
CEM
SEMPRE CEM MODOS DE ESCUTAR
DE MARAVILHAR E DE
AMAR.
CEM ALEGRIAS PARA CANTAR E
COMPREENDER.
CEM MUNDOS PARA DESCOBRIR.
CEM MUNDOS PARA INVENTAR
CEM MUNDOS PARA SONHAR.
A CRIANÇA TEM CEM LINGUAGENS
(E DEPOIS CEM CEM
CEM)
MAS ROUBAM-LHE
NOVENTA E NOVE.
A ESCOLA E A CULTURA
LHE SEPARAM A CABEÇA
DO CORPO.
DIZEM-LHE:
DE PENSAR SEM MÃOS
DE FAZER SEM A CABEÇA
DE ESCUTAR E DE NÃO
FALAR
DE COMPREENDER SEM
ALEGRIAS
DE AMAR E DE
MARAVILHAR-SE SÓ NA PÁSCOA E NO
NATAL.
DIZEM-LHE:
DE DESCOBRIR UM MUNDO
QUE JÁ EXISTE
E DE CEM ROUBARAM-LHE
NOVENTA E NOVE.
DIZEM-LHE:
QUE O JOGO E O
TRABALHO
A REALIDADE E A
FANTASIA
A CIÊNCIA E A
IMAGINAÇÃO
O CÉU E A TERRA
A RAZÃO E O SONHO
SÃO COISAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS.
DIZEM-LHE ENFIM:
QUE AS CEM NÃO
EXISTEM.
A CRIANÇA DIZ:
AO CONTRÁRIO, AS CEM
EXISTEM.
FALAR E COMUNICAR IDEIAS,
OPINIÕES E SENTIMENTOS SÃO HABILIDADES QUE COMPÕE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL.
É TRAVÉS DA LINGUAGEM
ORAL QIE OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO SE TORNAM POSSÍVEIS E QUANTO MAIS A CRIANÇA
PUDER FALAR EM DIFERENTES SITUAÇÕES COTIDIANAS MAIORES SERÃO SUAS
POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO.
A LINGUAGEM É, PORTANTO, O
MEIO DE MEDIAÇÃO ENTRE O SUJEITO E O AMBIENTE EM QUE TODA A FALA É INTERAÇÃO SOCIAL E
QUANTO MAIS ENRIQUECEMOS A LINGUAGEM DAS CRIANÇAS MAIS TORNAREMOS SEU
PENSAMENTO ÁGIL, SENSÍVEL E PLENO.
DESSE MODO, O DIÁLOGO ENTRE A
CRIANÇA, SEUS PARES E O ADULTO SE FAZ NECESSÁRIO COTIDIANAMENTE. ASSIM, NO DIA A DIA, AS RODAS DE
CONVERSAS E RODAS DE HISTÓRIAS DESEMPENHAM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO
DAS CRIANÇAS. E NÃO MENOS IMPORTANTES PROMOVEM A IMAGINAÇÃO, AMPLIAM O
REPERTÓRIO CULTURAL E AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO
SUBJETIVA.
CONTUDO, NEM TODA LINGUAGEM
INFANTIL É VERBAL.
ALÉM DA FALA, O CORPO DA CRIANÇA TAMBÉM FALA E DESPIDO DE PUDORES, FAZ COM QUE ESSA FORMA DE COMUNICAÇÃO SEJA, MUITA DAS VEZES, MAIS INTENSA NA CRIANÇA DO QUE NO ADULTO.
ASSIM SENDO, OS RECURSOS DE
LINGUAGEM AUDIOVISUAIS PROPORCIONAM A RESIGNIFICAÇÃO DAS IMAGENS, A CONSTRUÇÃO
DE NOVOS TEXTOS, A BUSCA PELA CURIOSIDADE E ATENÇÃO.
TAMBÉM MUITO PRESENTE NO
COTIDIANO INFANTIL, A LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS POSSIBILITAM AS DESCOBERTAS E
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS.
AO RABISCAR E DESENHAR NO
CHÃO, NA AREIA, NO PAPEL, AO UTILIZAR MATERIAIS ENCONTRADOS AO ACASO (GRAVETOS,
FOLHAS, PEDRAS) E MONTAR UMA ESCULTURA, AO PINTAR OS OBJETOS E ATÉ MESMO SEU
PRÓPRIO CORPO, A CRIANÇA PODE UTILIZAR-SE DAS ARTES VISUAIS PARA SE EXPRESSAR.
AS ARTES VISUAIS
POSSIBILITAM ÀS CRIANÇAS QUE, POR MEIO DO CONTATO COM SUAS PRÓPRIAS OBRAS, COM
A DAS OUTRAS CRIANÇAS E AS OBRAS DE ARTISTAS RECONHECIDOS, AMPLIE SEU
CONHECIMENTO DO MUNDO E DE CULTURA. OFERECE PARA A CRIANÇA, QUE ELA AO PRODUZIR
ARTE, NA ATIVIDADE DE DESCONSTRUIR E CONSTRUIR PEÇAS, PINTAR, RABISCAR, COLAR,
DESCOLAR, SOBREPOR MATERIAIS, DESENVOLVA O GOSTO, O CUIDADO E O RESPEITO PELO
PROCESSO DE PRODUÇÃO E CRIAÇÃO COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO.
PENSAR EDUCAÇÃO INFANTIL É VER O MUNDO PELOS OLHOS DAS CRIANÇAS.
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