Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2018

Brincar, interagir e aprender!

Quem são nossas crianças?

O que fazem na Creche?

Como aprendem? Como se desenvolvem?

Qual o papel do Educador no dia a dia dessa criança?

Qual o papel dos pais e familiares nessa Formação?



Essas e outras perguntas fazem parte do nosso pensamento e diversas vezes provocam a ansiedade de todos os envolvidos.

Pois bem, o Mundo da criança é simples e seus processos de aprendizagem também.






Nossas crianças não são seres vazios que necessitam tão somente de conhecimento e cuidados.

 Ao contrário, as crianças são os sujeitos de suas próprias construções e trazem consigo experiências e vivências que devem servir, ao adulto, como ponto de partida para todo o trabalho intencional e sistemático. Trabalho este, que alimente suas iniciativas e curiosidades e que proporcionarão a ampliação e construção de conceitos.

Desse modo, a rotina Pedagógica da Creche é planejada  a fim de legitimar esses processos.

As interações  são diariamente incentivadas pois, por meio delas, as crianças podem aprender, trocar e compartilhar com seus pares as suas descobertas, criações e indagações, favorecendo a socialização, meio fundamental para seu desenvolvimento.

Ao trabalharem em grupo, as crianças formulam novas hipóteses, constroem conhecimentos coletivos, dialogam com o objetivo de afirmar suas opiniões e também, não menos importante, aprendem a escutar as ideias do grupo no qual trabalha. Aprendem a explorar o corpo expressando seus desejos e interesses, sua imaginação e criatividade.

A rotina, também, favorece o brincar. Principal forma de expressão das crianças. 

É através do brincar que elas se desenvolvem, exploram o Mundo, ampliam a percepção sobre si e o próximo, organizam pensamentos, trabalham as emoções, a iniciativa, apropriam-se de Cultura e constroem conhecimentos.






















VIVER A EDUCAÇÃO INFANTIL É ENXERGAR O MUNDO ATRAVÉS DOS OLHOS DAS CRIANÇAS!




0 comentários:

Postar um comentário