terça-feira, 3 de abril de 2018
Brincar, interagir e aprender!
Quem são nossas crianças?
O que fazem na Creche?
Como aprendem? Como se desenvolvem?
Qual o papel do Educador no dia a dia dessa criança?
Qual o papel dos pais e familiares nessa Formação?
Essas e outras perguntas fazem parte do nosso pensamento e diversas vezes provocam a ansiedade de todos os envolvidos.
Pois bem, o Mundo da criança é simples e seus processos de aprendizagem também.
Nossas crianças não são seres vazios que necessitam tão somente de conhecimento e cuidados.
Ao contrário, as crianças são os sujeitos de suas próprias construções e trazem consigo experiências e vivências que devem servir, ao adulto, como ponto de partida para todo o trabalho intencional e sistemático. Trabalho este, que alimente suas iniciativas e curiosidades e que proporcionarão a ampliação e construção de conceitos.
Desse modo, a rotina Pedagógica da Creche é planejada a fim de legitimar esses processos.
As interações são diariamente incentivadas pois, por meio delas, as crianças podem
aprender, trocar e compartilhar com seus pares as suas descobertas, criações e
indagações, favorecendo a socialização, meio fundamental para seu
desenvolvimento.
Ao trabalharem em grupo, as crianças formulam novas
hipóteses, constroem conhecimentos coletivos, dialogam com o objetivo de
afirmar suas opiniões e também, não menos importante, aprendem a escutar as
ideias do grupo no qual trabalha. Aprendem a explorar o corpo expressando seus
desejos e interesses, sua imaginação e criatividade.
A rotina, também, favorece o brincar. Principal forma de expressão das crianças.
É através do brincar que elas se desenvolvem, exploram o Mundo, ampliam a percepção sobre si e o próximo, organizam pensamentos, trabalham as emoções, a iniciativa, apropriam-se de Cultura e constroem conhecimentos.
VIVER A EDUCAÇÃO INFANTIL É ENXERGAR O MUNDO ATRAVÉS DOS OLHOS DAS CRIANÇAS!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário