Páginas

sábado, 7 de abril de 2018

Ler e escrever...Como?


Saber ler e escrever é saber decodificar sistemas simbólicos diversos. Será?
Ler e escrever... Como?

Qual o caminho a seguir?
Resultado de imagem para coelho alice qual o caminho

Já dissemos aqui sobre a importância de incentivar os processos de desenvolvimento da fala como forma de comunicação e expressão de ideias, desejos e opiniões. 

Hoje iremos compartilhar experiências sobre o processo de desenvolvimento da Linguagem verbal: oral e escrita no cotidiano da Educação Infantil.

Seguindo a ideia de que quando inserida no Mundo da fala a criança aprende a falar. Igualmente quando inserida no Mundo letrado, com inúmeros incentivos à prática da leitura e escrita, ela desenvolve e se apropria dos mecanismos deste processo, que é longo e se inicia desde a Primeira Infância.

Assim sendo, as atividades previamente planejadas bem como o ambiente escolar deve ser favorável.

Em nossa Creche, as crianças estão em contato com diferentes tipos de materiais escritos e impressos como: jornais, livros, imagens, cartas, bilhetes, gibis, receitas, cartazes, alfabetários, rótulos dentre outros. E Diariamente na rotina, a chamadinha, as rodas de Leitura, as dramatizações, as atividades de grande grupo, as de pequenos grupos, os cantos de habilidades, o incentivo aos registros espontâneos e o Mundo do faz de conta são igualmente utilizados como forma de legitimar possibilidades de desenvolvimento e expressão oral, leitura e escrita.

Este ano, nosso Projeto Pedagógico Anual que tem como título “Ler é viajar e descobrir um Mundo de Sonhos, sem sair do lugar!” privilegia a Leitura. Através dele, iremos descobrir  diferentes formas ler, ser e registrar pensamentos, ideias, opiniões e descobertas com prazer e alegria. Conheceremos histórias, pessoas, lugares e percorreremos distâncias sem sair do lugar.
































0 comentários:

Postar um comentário